segunda-feira, 11 de novembro de 2013

"Mônica Parade" espalha 50 esculturas da personagem pela cidade de São Paulo

Escrito por Bárbara Bigarelli, da Revista Época

A personagem criada por Maurício de Sousa há cinquenta anos ganha versões inusitadas e divertidas feitas por artistas como Bruno Honda e Paulo O'Meira.


"Mônica na belle époque", obra de Maramgoní localizada no cruzamento da Av. Paulista
com a Rua Bela Cintra (Foto: Damonilly Azevedo )

Tem Mônica Frida Khalo, Descolada, Pop, Negra, Ogra, Embaixadora e até de aço. A dentuça também ganhou versões com estampas de quadrinhos, ruas, florestas, mini-caveiras e até imagens inspiradas na Belle Époque. A personagem mais famosa de Maurício de Souza e dos quadrinhos brasileiros comemora 50 anos nesse mês e ganha homenagem em forma de 50 esculturas de 1,85m da "baixinha", produzidas por vários artistas e instaladas nas ruas e parques da cidade. O público poderá cruzar com uma delas até o dia 8 de dezembro.

Mônica "Dentuça de Galocha", de Bruno Honda Leite, que pode ser vista na Praça Vilaboim,
em Higienopolis (Foto: John Evans / Editora Globo)

Inspirado no Call Parade, evento que personalizou orelhões da cidade em 2012, o Mônica Parade traz "mônicas" produzidas em fibra de vidro que ganharam desenhos, traços e adereços de 49 artistas escolhidos pelo próprio Maurício de Sousa. O quadrinista também fez a sua versão: a Mônica Embaixadora está localizada na Av. Paulista, 1500, em frente ao Museu de Arte de São Paulo (MASP). Entre os artistas que criaram versões para a baixinha estão Ana Lage, Bruno Honda Leite, Paulo O'Meira, Renato Guedes, Tikka e Anita Kaufmann.

Criador e criaturas: Maurício de Sousa ao lado das esculturas que formam a
 "Mônica Parade" (Foto: Divulgação)

As obras estão instaladas em 35 bairros da cidade – próximas a ícones arquitetônicos, pontos turísticos, bancas de jornal, parques e unidades do CEU (Centros Educacionais Unificados). Todas estão indicadas no mapa de informações do site oficial do Mônica Parade. Há uma maior concentração das esculturas nas regiões dos Jardins e Bela Vista – caso você caminhe pela Avenida Paulista poderá encontrar com seis dentuças no seu caminho. Coisa para deixar qualquer Cebolinha maluco - e atrair fãs aos montes.

MônicaKhalo (Reynaldo Berto), Mônica em retalhos (Junior Lopes) e Mônica Pop 50 (Lobo) são algumas
das 50 obras espalhadas pela cidade no "Mônica Parade" (Foto: Mônica Parade/Divulgação)

Mônica Parade apresenta a Dentuça de galocha (Bruno Honda Leite), Monicaveira (Danilo Beyruth)
e Mônica na Belle Époque (Maramgoní) (Foto: Monica Parade/Divulgação)




Nenhum comentário:

Postar um comentário