sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Cresce em Maceió o número de turistas que chegam na cidade pelo Aeroporto

Escrito pela Redação do G1

Aumento de 12,04% foi o maior do Nordeste e terceiro maior do país. 
Até outubro, voos trouxeram para capital mais de 1,5 mi de passageiros.


Maceió registrou o maior crescimento do Nordeste e o terceiro maior do país no número de passageiros que entram na cidade pelo aeroporto, segundo dados da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). De janeiro a outubro, o fluxo no aeroporto internacional Zumbi dos Palmares cresceu 12,04% em relação ao mesmo período do ano passado.
A capital alagoana ficou à frente de Recife, que registrou um crescimento de 4,55%, Teresina, onde houve um aumento de 1,8%, e de tradicionais destinos turísticos como Fortaleza, Salvador e Natal, que registraram queda. Ao todo, segundo a Infraero, o aeroporto de Maceió recebeu quase 1,550 milhão de passageiros até o mês de outubro. Com a chegada da alta temporada, a expectativa é que esse número supere 2 milhões.
Superintendente de Marketing da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), Paulo Kugelmas credita o crescimento a dois fatores: o aumento no número de turistas e o fluxo corporativo, que é a vinda de executivos ao estado devido às indústrias recém-instaladas.
Na opinião da Secretária da Setur, Danielle Novis, os números revelados pela Infraero registram a boa fase do turismo no estado. Além de Maceió, revela a secretária, o município de Maragogi vem sendo um dos mais procurados pelos visitantes que chegam ao estado.

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Confira dicas para evitar problemas em viagens

Escrito pela Redação do Diário do Nordeste



     Ao comprar pela internet, o consumidor deve pesquisar a reputação da empresa 

e verificar se o voo está sendo de fato oferecido e se o hotel possui 
acomodações de acordo com o que foi vendido 

Um bom pacote de viagem é sinônimo de economia e comodidade antes, durante e depois da incursão por um roteiro turístico, local ou internacional. É sair em viagem de férias em conforto, com tudo incluído e acertado: hospedagem, transporte, alimentação, traslados, passeios e guias. Mas a alegria e o prazer da tão sonhada viagem de férias só estarão garantidos se a operadora que formatou e negociou o pacote for idônea. Como nem todas têm esse perfil e podem agir com má fé, órgãos como o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e os Procons passam dicas para que o consumidor planeje e aproveite suas férias com segurança.


Um dos principais conselhos é avaliar a idoneidade da empresa de turismo que pretende contratar. Saiba se ela está cadastrada regularmente no Ministério do Turismo, no site www.cadastur.turismo.gov.br  e veja se não há reclamações contra ela nos Procons e nas redes sociais.

Na hora de escolher a agência, é prudente preferir uma agência que já tenha sido contratada e aprovada por amigos ou familiares.

É essencial ler o contrato a ser assinado com a operadora com bastante cuidado, estar atento a cláusulas abusivas que permitam, por exemplo, mudança de itens do pacote, como por exemplo reservas em hotéis.

Veja se há multas em desistência. Decisão recente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) define um limite de 20% para a multa, o que garante a devolução de pelo menos 80% do valor pago. Em caso de compras pela internet, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) prevê a possibilidade de desistência em até sete dias, sem a cobrança de multa ou taxa. Outra dica importante é verificar se, durante a viagem, serão oferecidas opções de passeio ou serviços pelos quais você terá de pagar à parte.

Guardar os comprovantes de todos os pagamentos é indispensável para ter um controle dos gastos e, inclusive, evitar algum possível constrangimento.

Também é indicado guardar os documentos de todos os serviços ofertados e contratados, como folhetos promocionais e informações sobre os benefícios incluídos e condições de pagamento, para prova, se tiver necessidade de questionar algo.

A empresa precisa cumprir o que promete. Se um serviço contratado não estiver disponível, como determinada categoria de acomodação, por exemplo, a empresa poderá oferecer outra opção ao cliente. Sem nenhuma cobrança adicional, se a categoria for superior, mas com algum tipo de compensação, no caso de ser inferior.

Pedir o voucher



É indicado pedir à agência, alguns dias antes da viagem, o voucher (documento de confirmação de reserva do hotel), nota de débito ou recibo referente à fatura do hotel, passagens com o assento marcado, etiquetas de bagagem personalizada, roteiro da viagem e ainda uma cópia da programação.

Se desconfiar de algo, ligue para a empresa de transporte que vai usar e para o hotel em que vai ficar para confirmar se as reservas foram feitas e pagas.

Acomodações



Se o serviço prestado não for correspondente ao que foi contratado, o cliente deverá entrar em contato com a empresa contratada para tentar resolver o problema e exigir acomodação com qualidade equivalente ou desconto proporcional do valor pago. Se a queixa for mal-sucedida, ao retornar, o consumidor deverá procurar o Procon de sua cidade.

Como último recurso, o consumidor poderá recorrer à Justiça e, com base nos danos e transtornos sofridos, solicitar uma indenização. Segundo o CDC, o cliente que se sentir lesado tem um prazo de até cinco anos para mover uma ação por danos morais e materiais.

A agência de turismo responde por ocorrências durante o período de prestação do serviço, ainda que a responsabilidade seja de outro agente que atua em parceria no pacote turístico, como hotéis ou empresas de transporte aéreo.

Compras online



Ao fazer compra online, o consumidor deve adotar uma série de cuidados: pesquisar sobre a empresa que está oferecendo o pacote e os fornecedores dos serviços, conferir a reputação de todos nas redes sociais e nos sites dos Procons. Verificar se o voo está sendo de fato oferecido e se o hotel possui acomodações de acordo com o que foi vendido.

E, pelas novas regras do comércio eletrônico, a empresa deve fornecer um sumário do contrato, destacando as cláusulas restritivas e informando tudo o que está incluído. O consumidor deve guardar todas essas informações, porque são elas que garantem a oferta. E, como em toda compra à distância, existe prazo de sete dias para desistência da compra.

Texto extraído de: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1341857

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Começa hoje o GP de Fórmula 1 2013

Escrito pela Redação da Time Out SP

O tetracampeão Sebastian Vettel
Curioso que um esporte de elite como a Fórmula 1 gere tanta comoção em um país como o Brasil, com abismos entre as classes sociais e apaixonados até os ossos por futebol. Os estrangeiros podem não saber, mas uma das características mais fortes da torcida brasileira é que, para ela, o que importa é vencer. Aqui, o vice-campeão tem o mesmo status do último colocado.
Talvez seja por estar acostumado a ver a bandeira verde e amarela tremulando no topo do pódio da categoria desde os anos 1970 – com o desbravador Emerson Fittipaldi, passando pelo irreverente Nelson Piquet e culminando no lendário Ayrton Senna – que o amor pela Fórmula 1 esteja enraizado no coração do brasileiro. Nos últimos anos, o país não viu um filho seu ser campeão, mas é aí que entra outra particularidade do torcedor local nessa equação: não adianta vencer se a vitória não for fruto da arte, da habilidade de ganhar mostrando toda ginga, dando show.

Por isso, mesmo sem grandes ídolos no esporte atualmente e com o tetracampeonato do alemão Sebastian Vettel garantido, o tradicional circuito de Interlagos – que por muitos anos fecha o calendário da categoria – ainda leva multidões ávidas por provas espetaculares como as de 2007, quando o finlandês Kimi Raikkonen, o menos cotado entre os aspirantes ao título surpreendeu a todos, e de 2008, quando o britânico Lewis Hamilton tirou a taça das mãos do brasileiro Felipe Massa na última curva da última volta.

Esta até poderia ser a última temporada de Massa na Fórmula 1, que perdeu seu posto na Ferrari exatamente para Raikkonen, seu ex-companheiro na equipe italiana nas temporadas de 2007 e de 2008, mas o brasileiro fechou um contrato por três temporadas com a hoje decadente Williams – equipe que já teve os compatriotas Piquet, Senna, Antonio Pizzonia e Rubens Barrichello como pilotos – substituindo o venezuelano Pastor Maldonado, que pegou a vaga deixada por Raikkonen na Lotus.

Chuva, suor e cerveja

Sebastian Vettel segue o caminho de seu compatriota, o heptacampeão Michael Schumacher, e consagra-se como um dos pilotos mais vencedores da história da categoria. Como o tetracampeão mais jovem da história, com apenas 26 anos, ele chega a Interlagos buscando seu segundo triunfo em um dos circuitos mais imprevisíveis da Fórmula 1.

Mas a vitória do piloto alemão, uma constante irritante nesta temporada, está longe de ser garantida – para o delírio da torcida local, que entre muitos copos de cerveja, vibra mais do que qualquer uma do mundo com mudanças bruscas no destino de uma corrida.

Seja pelo asfalto irregular do Autódromo de Interlagos, seja pelo clima inconstante de São Paulo, onde períodos de sol forte e chuvas torrenciais se revezam com rapidez impressionante, os brasileiros torcerão como nunca por uma prova emocionante. Não importa se o vencedor for Vettel, o espanhol Fernando Alonso ou o britânico Lewis Hamilton, aqui, o espetáculo – do qual a torcida é um fator essencial – é o que importa. Se bem que uma vitória de Felipe Massa não seria nada mal.

Calendário do evento: 
Sexta, 22/11
10h/11h30 F1 Treinos livres (1ª sessão)
12h/12h35 Porsche Cup Treinos livres
14h/15h30 F1 Treinos livres (2ª sessão)
15h55/16h30 Porsche Cup Treinos livres

Sábado, 23/11 
11h/12h F1 Treinos livres (3ª sessão)
14h/15h F1 Classificação
15h30/16h05 Porsche Cup Classificação
16h35/17h10 Porsche Challenge Classificação

Domingo, 24/11 
9h15/9h50 Porsche Challenge Corrida
10h15/10h50 Porsche Cup Corrida
12h30 F1 Formação do Grid de Largada
14h 42º GP do Brasil de Fórmula 1


terça-feira, 19 de novembro de 2013

Aeroportos de Galeão e Confins já receberam 5 propostas para leilão

Escrito pela Redação do Estadão Economia

Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro

Até o momento, pelo menos cinco consórcios já demonstraram interesse em administrar os aeroportos do Galeão, no Rio de Janeiro, e de Confins, em Minas Gerais. Interessados tinham até as 16 horas desta segunda-feira, 18, para entregar seus envelopes, na sede da BM&FBovespa.

A Invepar é uma das empresas que vai participar do leilão. O presidente da empresa, Gustavo Rocha, esteve na manhã desta segunda-feira, 18, na sede da bolsa. Disse que a companhia participará da disputa, mas não revelou com quais parceiras forma o consórcio.
Como a Invepar já tem uma concessão - a do Aeroporto de Guarulhos -, sua participação no consórcio que disputará Galeão e Confins fica limitada a 15%.
Outro consórcio que entregou proposta foi o da OdebrechtTransport e a operadora Changi (Cingapura). Representantes das empresas informaram que o consórcio fez proposta por ambos aeroportos. Os interessados na concessão devem entregar suas propostas pelos ativos na bolsa de valores até as 16 horas.
O consórcio AeroBrasil também apresentou nesta segunda sua proposta na BM&FBovespa. Representantes do grupo não revelaram a composição do consórcio.
São ainda esperados envelopes de EcoRodovias e Fraport (operadora do aeroporto de Frankfurt), CCR e as operadoras suíça Flughafen Zurich (Zurique) e alemã Flughafen München (Munique); Queiroz Galvão e Ferrovial (Heathrow, Londres); Carioca Engenharia e GP Investimentos com as operadoras ADP (Paris) e Schipol (Amsterdã); as construtoras Fidens e Galvão, com Grupo Libra e a ADC/HAS (Houston).
Leilão. As propostas econômicas serão abertas nesta sexta-feira (22) em sessão pública de leilão, marcada para às 10h, também na sede da BM&FBovespa. Caso as propostas apresentadas tenham valores próximos uma das outras, poderá ter disputa em viva-voz.
Pelas regras do atual certame, que são semelhantes ao processo de concessão de Guarulhos, Viracopos e Brasília, que ocorreu em fevereiro de 2012, a disputa pelos dois aeroportos é simultânea e um mesmo consórcio não poderá arrematar mais que um aeroporto.
A única alteração nos procedimentos do leilão em relação ao processo anterior está na possibilidade de um consórcio que apresentar propostas para os dois aeroportos e, se vier a ser o único ofertante em um deles, poder continuar a disputa pelo outro na fase de lances a viva-voz. Na concessão de 2012, o grupo que, tendo apresentado propostas para mais de um dos três aeroportos, fosse único ofertante em um deles, seria automaticamente declarado vencedor naquele em que sua proposta foi a única, ficando eliminado da disputa pelos outros aeroportos.
A Anac salienta que a previsão desse novo cenário de disputa tem como objetivo estimular a concorrência.
"Com isso, incentiva-se que os consórcios apresentem propostas para os dois aeroportos e não somente para aquele de sua maior preferência, podendo, dessa forma, continuar a disputar o outro caso não vença o leilão do aeroporto de seu maior interesse", afirma a agência, em comunicado.
A Anac não deverá divulgar antecipadamente o número e a formação dos consórcios que estarão aptos a participar do leilão, diferente do que faz outras agências reguladoras, como a de energia elétrica (Aneel) e de transportes terrestres (ANTT) em seus leilões. Segundo a agência da aviação, o objetivo é evitar conluio entre os participantes, garantindo a máxima concorrência entre eles.
"A incerteza sobre a identidade dos participantes é fundamental para garantir o sucesso da concorrência no certame", disse o diretor-presidente da Anac, Marcelo Guaranys, por meio de nota.
A composição de todos os consórcios que tiverem participado do leilão, vencedores e perdedores, só será conhecida após o resultado do leilão.

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

"Mônica Parade" espalha 50 esculturas da personagem pela cidade de São Paulo

Escrito por Bárbara Bigarelli, da Revista Época

A personagem criada por Maurício de Sousa há cinquenta anos ganha versões inusitadas e divertidas feitas por artistas como Bruno Honda e Paulo O'Meira.


"Mônica na belle époque", obra de Maramgoní localizada no cruzamento da Av. Paulista
com a Rua Bela Cintra (Foto: Damonilly Azevedo )

Tem Mônica Frida Khalo, Descolada, Pop, Negra, Ogra, Embaixadora e até de aço. A dentuça também ganhou versões com estampas de quadrinhos, ruas, florestas, mini-caveiras e até imagens inspiradas na Belle Époque. A personagem mais famosa de Maurício de Souza e dos quadrinhos brasileiros comemora 50 anos nesse mês e ganha homenagem em forma de 50 esculturas de 1,85m da "baixinha", produzidas por vários artistas e instaladas nas ruas e parques da cidade. O público poderá cruzar com uma delas até o dia 8 de dezembro.

Mônica "Dentuça de Galocha", de Bruno Honda Leite, que pode ser vista na Praça Vilaboim,
em Higienopolis (Foto: John Evans / Editora Globo)

Inspirado no Call Parade, evento que personalizou orelhões da cidade em 2012, o Mônica Parade traz "mônicas" produzidas em fibra de vidro que ganharam desenhos, traços e adereços de 49 artistas escolhidos pelo próprio Maurício de Sousa. O quadrinista também fez a sua versão: a Mônica Embaixadora está localizada na Av. Paulista, 1500, em frente ao Museu de Arte de São Paulo (MASP). Entre os artistas que criaram versões para a baixinha estão Ana Lage, Bruno Honda Leite, Paulo O'Meira, Renato Guedes, Tikka e Anita Kaufmann.

Criador e criaturas: Maurício de Sousa ao lado das esculturas que formam a
 "Mônica Parade" (Foto: Divulgação)

As obras estão instaladas em 35 bairros da cidade – próximas a ícones arquitetônicos, pontos turísticos, bancas de jornal, parques e unidades do CEU (Centros Educacionais Unificados). Todas estão indicadas no mapa de informações do site oficial do Mônica Parade. Há uma maior concentração das esculturas nas regiões dos Jardins e Bela Vista – caso você caminhe pela Avenida Paulista poderá encontrar com seis dentuças no seu caminho. Coisa para deixar qualquer Cebolinha maluco - e atrair fãs aos montes.

MônicaKhalo (Reynaldo Berto), Mônica em retalhos (Junior Lopes) e Mônica Pop 50 (Lobo) são algumas
das 50 obras espalhadas pela cidade no "Mônica Parade" (Foto: Mônica Parade/Divulgação)

Mônica Parade apresenta a Dentuça de galocha (Bruno Honda Leite), Monicaveira (Danilo Beyruth)
e Mônica na Belle Époque (Maramgoní) (Foto: Monica Parade/Divulgação)




quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Veja as mordomias das melhores companhias aéreas do mundo


Serviço de bordo requintado, check-in facilitado, poltronas confortáveis. Esses são alguns dos motivos que levaram Emirates, Qatar, Singapore, All Nippon Airways (ANA) e Asiana a serem eleitas as melhores companhias aéreas do mundo no "Skytrax World Airline Awards". Clique nas fotos acima e veja alguns dos diferenciais dessas empresas.


A Emirates foi eleita a melhor companhia do mundo. As mordomias para quem viaja na primeira classe ou na classe executiva começam antes do embarque. A empresa oferece, em mais de 55 cidades, serviço de chofer para levar o passageiro de casa até o aeroporto e do aeroporto até o hotel.


A Qatar Airways foi eleita a segunda melhor companhia aérea do mundo. Os assentos da primeira classe da Qatar têm sistema de massagem embutido e podem ser transformados em camas. Os passageiros ganham kits com produtos de luxo da grife Prada.


A Singapore Airlines, de Cingapura, ficou na 3ª colocação do ranking das melhores empresas aéreas do mundo. A empresa oferece, em seus aviões, cabines para os passageiros que quiserem viajar com maior privacidade.

A All Nippon Airways (ANA) ficou na quarta colocação do ranking. Na primeira classe da ANA, os passageiros têm à disposição um closet individual, onde podem acomodar ternos, bolsas e outros objetos.


A Asiana Airlines foi eleita a quinta melhor companhia aérea do mundo em 2013. A empresa tem sede na Coreia do Sul. Os passageiros da primeira classe da Asiana que optam pelas cabines fechadas podem ser servidos com um jantar completo para duas pessoas.


A Emirates Airlines mantém, em alguns aeroportos, lounges que servem como sala de espera para passageiros da primeira classe e da classe executiva.


Na primeira classe da Qatar Airways, as refeições são servidas em porcelanas finas, que são acomodadas sobre toalhas de linho.


Aeromoça prepara cabine para passageiro da primeira classe da Asiana Airlines. A cabine pode ser completamente fechada e tem, entre outros luxos, televisão de alta definição com 32 polegadas.


No aeroporto internacional de Cingapura, os passageiros das cabines, da primeira classe e da classe executiva da Singapore Airlines podem esperar o voo num lounge exclusivo.


Em alguns aviões da Emirates, quem viaja de primeira classe tem à disposição uma espécie de spa, com ducha e kits com produtos de banho feitos com ingredientes naturais.


Passageiros da primeira classe da Singapore têm locais exclusivos para fazer check-in, sem precisar enfrentar filas, no aeroporto internacional de Cingapura.


A cabine da primeira classe da Emirates oferece uma série de mimos aos passageiros, como um minibar com snacks e bebidas e televisão de 27 polegadas. A poltrona vira uma cama.


As refeições servidas a bordo dos voos da ANA são elaboradas por um time de cinco chefs franceses e chineses.


Na primeira classe da Emirates Airlines, a refeição é servida em louça de porcelana da marca Royal Doulton e talheres da marca Robert Welch. No almoço e no jantar, são servidos aperitivos, sopa, salada, entrada, prato principal, sobremesas, queijos, frutas e bebidas.


Os assentos da classe executiva da Qatar têm tomada de energia para laptop, saída USB e telefone. Os passageiros também têm acesso a jornais de todo o mundo.


No deck superior de alguns aviões da Emirates, passageiros da primeira classe e da classe executiva têm acesso a um bar, onde podem comer petiscos e provar drinks feitos pelo barman.


Os assentos da classe executiva da Singapore Airlines são feitos de couro.


Quem viaja pela classe executiva da Emirates tem acesso a poltronas reclináveis em algumas das aeronaves. Os televisores pessoais têm 20 polegadas.


Passageiros da classe executiva da All Nippon Airways (ANA) têm à disposição um amplo serviço de entretenimento e fones de ouvido que reduzem em 99% o barulho vindo da cabine.


As poltronas da classe executiva da Qatar Airways têm massageadores embutidos. Os passageiros recebem cobertores de lã pura com fio de algodão, roupas para dormir e kits da Molton Brown, marca inglesa especializada em produtos de banho.


Passageiros da classe econômica da Emirates têm monitores de TV pessoais de 12,1 polegadas e podem usar os serviços de SMS, telefone e e-mail.


Em todas as poltronas do avião, os passageiros da Emirates têm acesso a um sistema de entretenimento com mais de 1.500 opções de canais de filmes, séries, jogos e música. O sistema já foi premiado nove vezes como o melhor do mundo.


Quem viaja pela classe econômica da Asiana Airlines tem acesso a telefone (as ligações são cobradas).