sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Prêmio elege os dez melhores aeroportos do mundo

Escrito pela Redação do Uol


1º lugar: Aeroporto de Changi (Cingapura) - Pela quarta vez, o terminal, que transportou mais de 50 milhões de pessoas em 2012, venceu a eleição promovida pela empresa de consultoria britânica Skytrax. Desde a criação do prêmio, em 1999, o aeroporto cingapuriano sempre esteve entre os três mais bem avaliados. Neste ano, mais de 12 milhões de usuários em 160 países responderam à pesquisa, que não distribui prêmios em dinheiro. Nenhum aeroporto brasileiro conseguiu um lugar entre os cem melhores do mundo.


2º lugar: Aeroporto de Incheon (Coreia do Sul) - Vencedor em 2009 e 2011, o aeroporto sul-coreano tem atrações inusitadas como cassino, campo de golfe, spa, dormitórios privativos, rinque de patinação no gelo e jardins internos. A unidade fica a 30 minutos de Seul, a capital do país, e recebeu, em 2012, mais de 38 milhões de passageiros. A pesquisa para eleger o melhor aeroporto do mundo é feita anualmente pela empresa de consultoria britânica Skytrax. Em 2012, o processo de apuração levou dez meses para ser concluído e foi realizado em 388 aeroportos do mundo inteiro.


3º lugar: Aeroporto de Schiphol (Holanda) - Primeiro vencedor da história do prêmio, em 1999, o aeroporto de Amsterdã é considerado o melhor de toda a Europa. O terminal intermediou o transporte de mais de 50 milhões de passageiros em 2012, números que fazem dele o quarto mais movimentado da Europa e 16º do mundo. O complexo tem sete pistas, de onde mais de 420 mil aeronaves pousaram ou decolaram em 2012.


4º lugar: Aeroporto de Hong Kong (China) - Maior vencedor do prêmio com oito conquistas. Pela primeira vez em 12 anos, o aeroporto ficou de fora de lista dos três melhores do mundo. A unidade oferece voos para 154 destinos em todo o mundo e tem dois terminais de embarque, que somam 66 portões. O terminal 1 de Hong Kong é o terceiro maior do mundo, com 846 mil metros quadrados.


5º lugar: Aeroporto de Pequim (China) - Com mais de 81 milhões de passageiros transportados em 2012, é o segundo mais movimentado do mundo, atrás apenas do aeroporto de Atlanta (EUA), que ficou na 48ª colocação e transportou 94 milhões de usuários naquele ano. Em 2008, por causa dos Jogos Olímpicos de Pequim, foi inaugurado o terceiro terminal da unidade, que tem 300 mil metros quadrados e é o segundo maior do mundo. Somente o terminal 1 do aeroporto de Dubai (Emirados Árabes Unidos), que tem 515 mil metros quadros, o supera.


6º lugar: Aeroporto de Munique (Alemanha) - Foi considerado pelos usuários o melhor aeroporto para se comer em todo o mundo. Os passageiros podem escolher entre 45 opções de restaurantes que exploram a culinária de países do mundo todo, inclusive as especialidades da Baviera, região onde o terminal está localizado. 39 quesitos, que vão desde a chegada ao aeroporto até o portão de desembarque, são analisados pela pesquisa da empresa de consultoria britânica Skytrax. Nenhum aeroporto brasileiro conseguiu um lugar entre os cem melhores do mundo.


7º lugar: Aeroporto de Zurique (Suíça) - Apesar de ter 60 anos, o aeroporto já passou por diversas ampliações e hoje conta com quatro pistas e cinco terminais. Teve o serviço de despacho e entrega de bagagens avaliado como o melhor do mundo pelos usuários. Em 2012, mais de 24 milhões de passageiros foram transportados no principal aeroporto da Suíça.


8º lugar: Aeroporto de Vancouver (Canadá) - Melhor aeroporto do continente americano, segundo a pesquisa. Manteve o oitavo lugar que já havia conquistado em 2012. Com três pistas e três terminais, movimentou quase 300 mil aeronaves e 17 milhões de passageiros em 2012.


9º lugar: Aeroporto de Haneda (Tóquio, Japão) - Subiu do 14º para o nono lugar na eleição deste ano. Foi considerado o melhor aeroporto para voos domésticos do mundo e também o mais limpo. Com 66 milhões de passageiros transportados em 2012, á o segundo mais movimentado da Ásia e o quarto do mundo. Tem quatro pistas e dois terminais.


10º lugar: Aeroporto de Heathrow (Inglaterra) - Alcançou seu melhor resultado e todas as edições da eleição. Foi considerado o melhor aeroporto para realizar compras pelos usuários. Emprega diretamente mais de 75 mil pessoas e 116 mil indiretamente. É o aeroporto que mais recebe passageiros estrangeiros no mundo e o mais movimentado da Europa, tendo transportado 70 milhões de passageiros em 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário