terça-feira, 18 de março de 2014

Google Glass é utilizado para facilitar embarque em aeroporto

Escrito pela Redação do The New York Times

Óculos com acesso à internet para tornar o embarque mais rápido

A companhia aérea Virgin Atlantic começou a usar o Google Glass para procedimentos de recepção e embarque de passageiros na Inglaterra.

A experiência vem sendo feita nas últimas semanas para conferir as informações dos viajantes e buscar um serviço cada vez mais pessoal, informou a empresa britânica.

A equipe que recebe os passageiros e checa os bilhetes usando o Google Glass para reconhecer o passageiro, saber seu voo e suas preferências sem que seja necessário mostrar qualquer identificação.

A companhia aérea britânica, de propriedade conjunta da Virgin Group, de Richard Branson e da Delta Air Lines, foi uma das primeiras a instalar telas de vídeo no encosto do banco em 1980. A filial Virgin America passou a oferecer Wi-Fi durante os voos em toda a sua frota em 2009, anos à frente de muitas outras companhias aéreas.

O uso do Google Glass faz parte do esforço da empresa de associar sua marca aos avanços tecnológicos. 

A empresa ainda não revelou os primeiros resultados da experiência, mas alguns passageiros estranharam. Um dos atendentes reproduziu um comentário comum dos passageiros: "Ótimo, eu estou sendo recebido por um cyborg".

Hani Abouhalka, uma passageira que fazia o check-in, ficou intrigada: "Eu li muito sobre o Google Glass, mas esta é a primeira vez que eu o vejo". 

Tim Graham, chefe da Virgin Atlantic para a área de inovação tecnológica, disse que, por enquanto, a câmera em forma de óculos com fone de ouvido teve a função de gravação de vídeo desativada em um aceno para os viajante sobre a preservação do direito à privacidade.

"Estamos tentando mostrar que temos uma forma mais inteligente e avançada de obter as informações sobre os passageiros em um processo muito mais rápido".

Analistas advertem, porém, que o setor de aviação e turismo deve ser cada vez mais sensível à desconfiança do público sobre as tecnologias que capturam seus dados, especialmente na esteira de recentes revelações sobre espionagem digital por governos.

Texto extraído de: http://economia.estadao.com.br/noticias/economia-geral,google-glass-e-usado-em-aeroporto-para-facilitar-embarque,179858,0.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário